The expensive politics of health care

O que é energia solar fotovoltaica?


É a transformação da radiação solar em energia elétrica.




É o mesmo sistema que aquece a água do chuveiro?


Não. O sistema de aquecimento de água é um sistema solar térmico, onde a radiação solar é utilizada diretamente para aquecer o líquido. O sistema solar fotovoltaico gera energia elétrica a partir da radiação solar.




Quanto custa um sistema fotovoltaico?


O custo varia muito, pois depende diretamente do tamanho do sistema a ser implementado e do local de instalação.




Durante a noite, gera energia?


Não. Por isso existe o sistema de compensação de créditos de energia, onde toda a energia que for gerada durante o dia e não for utilizada, será dada em créditos para o consumidor. Esses créditos são utilizados para abater o valor da energia nos momentos em que a geração não é o suficiente para abastecer o local (durante a noite por exemplo). Você pode conferir melhor aqui a explicação deste sistema.




Minha conta de luz virá zerada, após a instalação do sistema?


Isso é impossível. Mesmo quando você nao utiliza nada de energia elétrica da concessionária, ela cobra um valor mínimo simplesmente pelo fato de deixar disponível a energia para que você use, esse valor chama-se custo de disponibilidade e sempre será cobrado.




Quanto tempo dura um sistema fotovoltaico?


Os módulos fovoltaicos costumam ter garantia de funcionamento de 25 anos, garantindo o funcionamento por todo esse período com geração adequada. Mas podem durar mais receber os devidos cuidados.




Os módulos resistem a choques, como o de pedras de granizo?


Sim, os módulos passam por uma bateria de testes que os certificam contra grandes choques e sob muito peso.




Posso fincanciar o meu sistema fotovoltaico?


Sim, a grande maioria dos bancos já oferecem linhas de crédito exclusivas para este tipo de investimento.




Preciso adaptar minha casa para instalar um sistema?


Geralmente não. Se a instalação elétrica estiver ok, a única exigência de um sistema fotovoltaico é a área para que seja instalado, será utilizada a estrutura elétrica e física já presente.




Quais os benefícios financeiros da energia solar fotovoltaica?


Quando você instala um sistema de energia solar fotovoltaica em sua propriedade, você economiza dinheiro em suas contas de eletricidade e se protege contra o aumento das tarifas de eletricidade no futuro. O tamanho da economia depende do seu uso da energia e dos valores tarifários da sua região, mas independente disso a energia solar é um investimento inteligente.




Quais os benefícios ambientais da energia solar fotovoltaica?


A energia solar não emite quaisquer poluentes e não extrai recursos da natureza para gerar energia. Além disso, com a energia solar sendo implementada em empresas e residências, diminuímos a demanda das usinas movidas a combustíveis fósseis, auxiliando no barateamento da nossa geração de energia, visto que o custo destas usinas são maiores e ainda diminui-se a emissão de poluentes na geração nacional de energia.




Quais os componentes de um sistema fotovoltaico?


O sistema geralmente é composto pelo inversor, módulos fotovoltaicos e string box. Você pode conferir aqui a melhor descrição de cada um.




Quando acaba a luz, o sistema funciona?


Não. Se houver interrompimento no fornecimento de energia na sua região o sistema fotovoltaico também para de funcionar, é uma exigência de segurança e os inversores são progamados para fazer esta interrupção. Isso quer dizer que você não terá geração e nem energia na sua casa.




Quanto custa a manutenção do sistema?


A manutenção limita-se a limpeza dos módulos de tempos em tempos, conforme a empresa instaladora irá lhe recomendar, de acordo com o local que você mora.